Estratégia em PNL é como você pensa em suas experiência com os seus sentidos. Podemos lembrar de nossas experiência com nossa visão, audição e começarmos a sentir algo, ou, sentir algo para depois vermos.
Estratégia é você pensar com seus sentidos com determinada sequência em uma experiência.
Costumamos usar dois sentidos para pensar, ou seja, usamos duas modalidades, e em cada modalidade usamos uma submodalidade.
Para determinar uma estratégia, se pode usar o metamodelo e perguntas voltadas ao como.
Estratégias sempre são generelizações, pois, sempre fazemos tudo o que acreditamos não fazer, porém em contextos diferentes. Um exemplo seria alguém dançar livremente em casa e em uma festa ter vergonha de faze-lo.
A pergunta mais simples para se eliciar uma estratégia é, "Se eu tivesse que ensinar alguém a ser assim nesse momento, como e o que especificamente ela teria que pensar ?"
O objetivo de se evocar uma estratégia é você descobrir quais os sentidos que a pessoa usa para pensar e quais submodalidades ela usa nesses sentidos, eliciando isso, recrie a experiência da mesma maneira em sua cabeça e descubra se a estratégia funcionou com você.
Um exemplo, você quer aprender a falar tão bem quanto alguém, você pode eliciar o que ela pensa e o que ela faz para falar bem, recriar isso na sua mente e se houver procedimentos físicos, os fazê-los também, e em seguida na hora da apresentação aplicar a mesma estratégia, e assim, determinar se funcionou.
Estratégia não é apenas sentidos internos, são todos sentidos, ou seja, além dos que criamos e lembramos em nossas mentes, são os sentidos externos, ou seja, os nossos sentidos para o mundo.
Um exemplo: "Se seu problema fosse um quebra cabeças, quais peças você iria trocar e reencaixar nele para se tornar uma solução? Depois disso, passe o novo filme e se for satisfatório, reviva-o".
0 comentários: