Planejamento de objetivos é uma maneira eficaz de se definir o que se quer e como iremos conquistar isso. Definir objetivos é como olhar o mapa antes de seguir viagem.
Não é atoa que no nosso esporte favorito o nome dom fim se chama "Gol", pois, o nome "Gol" é denominado da palavra em inglês "Goal" que significa meta.
Nossos objetivos devem ser pensados com determinadas submodalidades e modalidades, vou resumir em 6 partes o processo todo, vamos utilizar a palavra ACERTE para nos lembrar das etapas:
- A - afirmativo, pense em seu objetivo sobre o que você quer ao invés do que você não quer. Você faz alguma coisa por que quer algo, mesmo que alegue não saber o que esta fazendo, você faz para alcançar algo.
- C - Centrado em você, ou seja, o que você fará para alcançar esse objetivo ao invés do que os outros terão que fazer.
- E - Específico, o que especificamente você quer? O que irá ver, sentir e ouvir quando tiver alcançado?
- R - Realista, assim como uma pessoa não pode pensar que chegará a lua em um dia, nem que irá construir roma em um dia, seu objetivo deve ser realista perante a sua situação atual. Como assim? Se seu objetivo for financeiro, para certas pessoas alcançar 1000 reais em um dia é difícil, logo elas terão que planejar-se dentro da sua realidade.
- T - Temporal, qual é o prazo para conclusão ou para avaliação do caminho? Como toda viagem, você sempre sabe aonde está perante aonde estava.
- E - Ecológico, esse objetivo é bom para mim? O que irei perder para alcançá-lo? Estou disposto a perder aquilo? O que irei ganhar? Vale a pena? Se não for, repense o seu objetivo, pois, o que adianta termos um objetivo mas que não nos satisfaça e que de alguma forma, nos afete negativamente?
Lembre, todo objetivo precisa de feedback, não é por que você imaginou algo que a vida real é da maneira que você imagina, fazer isso é uma excelente maneira de se desapontar, portanto, sempre perceba o feedback que a vida lhe dá. Eu vejo o meu semanalmente perante o objetivo que estabeleci para mim, assim posso mudar algo para chegar até ele ou manter o que estou fazendo.
Bons objetivos seguem a formula do ACERTE e sempre são alcançados, lembre de algo que você planejou e alcançou, você deve ter pensando quanto tempo iria se dispor a aquilo, o que iria fazer especificamente, pensou em termos realistas e avaliou se aquilo vale o esforço real a ser feito.
Lembre de suas experiências e você terá a sua fórmula ideal de objetivos. Você pode usar a ancoragem para impulsionar seus objetivos.
Como saber o que eu quero?
Muitas pessoas não sabem o que querem, se você esta assim, pense no que você não quer e transforme a frase negativa em uma afirmação que você quer aplicando o acerte, exemplo:
- Não quero ser gorda, logo transforme em quero ser saudável e me manter no peso X, fazer 30 minutos de corrida todos os dias, beber sucos naturais e comidas recomendadas pela meu(minha) nutricionista.
- Não quero ser pobre, logo transforme em quero ser um bom trabalhador em um bom emprego, empresário ou empreendedor, ter x clientes por mês, para isso farei x,y,z e irei atende-los bem, irei aprender h,k,z para ser um ótimo funcionário em 4 meses.
Existe vários outros artigos sobre os objetivos, uma dica que eu posso passar é: Ao invés de procurar a formula mágica, faça o que eu escrevi, determine um tempo com o ACERTE e compare os resultados depois desse tempo, você saberá o que te impediu ou como foi a experiência.
Inicio do Coach
A profissão coach é baseada em cima dos objetivos, nas primeiras sessões é ensinado ao cliente como ele deve pensar sobre o que quer. Ao passar do tempo ele irá reparar com o feedback que a vida lhe dá, o que esta o impedindo e impulsionando para alcançar aquele objetivo. Sempre temos esses feedbacks, a diferença é que depois das sessões de coach o cliente "acorda" "percebe" tais feedbacks que podem ser pessoas, dinheiro, saúde ou comportamento.
0 comentários: