Jesus era um grande comunicador, vemos na bíblia que o mesmo falava bastante por meio de metáforas.
A metáfora serve-nos também quando queremos ensinar ou informar algo para alguém, ou seja, a metáfora é uma ponte entre dois contextos desconhecidos.
A metáfora serve para:
- Passar novos conhecimentos para alguém.
- Fazer entendimentos sobre algo usando alguma informação já conhecida.
- Dar novas possibilidades.
- Eliminar problemas.
- Promover ações.
Podemos dizer que a história da vida de outras pessoas são metáforas em nossa cabeça, pois, não aconteceu conosco, então metáforas são acontecimentos e experiências passadas, independentes de serem reais.
As mesmas são processadas pelas nossas capacidades criativas e imaginativas, pois, se analisármos racionalmente uma metáfora, não encontraremos relação alguma com o mundo, essa relação só pode ser encontrada pela nossa capacidade criativa e imaginativa, por isso a metáfora é tão interessante, ou seja:
"A metáfora é processada integralmente pela nossa mente"
Exemplos de metáforas:
- Alice no país das maravilhas.
- Histórias e mitos gregos.
- Terapias.
- Ensinamentos chineses.
"A energia elétrica é de fácil entendimento, em uma barragem de água, se tem o canal por onde a água percorre, a construção ao redor da água é o fio, a água seria a energia elétrica, mas você concorda que quando a água esta cheia de dentritos e suja ela corre mais devagar? Pois é, na transmissão de energia elétrica também, certos materiais possuem a transmissão de energia muito ineficaz, logo, é melhor os materiais que deixam a energia mais limpa, como ouro e cobre, dai sua transmissão é mais rápida".
Percebe a eficiênia de uma metáfora? Metáfora são as sinpases entre assuntos não ligados em nossa mente para promover o aprendizado de outros.
Como elaborar uma metáfora?
- Diga seu objetivo: Ensinar energia elétrica para outra pessoa.
- Descubra alguns pontos que essa pessoa domina bem: "O que ela faz de bom? É cozinheira? Programador? Engenheiro? Médico? Faxineira?".
- Descubra o problema da pessoa perguntando sobre o mesmo.
- Pense em uma solução para o problema.
- Diga a metáfora com uma história interligando os problemas.
Para isso, você pode inventar uma metáfora em uma conversa qualquer sobre o assunto.
Hoje de manhã me lembrei de uma coisa fulano, lembra daquela obra na rua X? Imagine como seria horrível ter dentritos largados nela, imagine como seria a reação do seu trabalho se as pessoas chega-sem depois de um dia de trabalho e ainda encontra-se aqueles problemas sujos, fedendo e sem manutenção? Fico pensando como seria isso em casa.
Você criou uma metáfora sobre um problema e não citou hora alguma o problema da pessoa.
Metáforas podem ser mais escondidas e não citar diretamente nenhuma relação com a vida real, essas são melhores por que a pessoa não irá entender a mesma conscientemente, ela irá relacionar a história a algum fato, terá a sensação, mas nada irá te comprometer com isso.
Um outro exemplo de metáfora: O seu filho ou sobrinho, ou alguém não come alimentos saudáveis e você quer aconselhar eles a comerem, você pode falar:
- Filho, por que algumas folhas caem durante a chuva e outras se mantém firmes na árvore?
- Não sei pai, por que?
- Por que essas folhas firmes, são nutridas, tem boas fontes de alimento, a todo momento elas se alimentam da maneira mais saudável, para que em uma tempestade continuem firmes e fortes. Já as que caem, são as folhas que pouco se importam e só consomem as coisas ruins.. Dai elas caem e morrem.
Para isso temos um terapeuta que fez o uso de metáforas em suas sessões de terapia. Milton Erickson.
Milton Erickson ajudava as pessoas com a metáfora, induzia as pessoas a alcançarem seu objetivo mentalmente, assim já estabelecendo seu sucesso!
0 comentários: