segunda-feira, 25 de abril de 2016

Padrão swish


O padrão swish é uma técnica de pnl para aprender uma nova maneira de reagir a algum estimulo.
Nele se faz o uso de submodalidades e posições perceptivas. O padrão swish é uma técnica usada para aprender através da velocidade e repetição.

Primeiramente, temos que pensar nas evidências que percebemos antes que a reação indesejada/desejada aconteça.

Por exemplo, vamos supor que você deseje mudar um hábito de coçar o pescoço em uma situação.
Você deve lembrar dissociadamente e ver o que esta ao seu redor, o que você esta ouvindo ou até mesmo sentindo minutos antes da reação acontecer, você pode associar-se a experiência e comparar com o que você percebe dissociadamente, pois o estímulo pode ser tanto interno quanto externo a você. Para isso ficar mais fácil. Se você não consegue perceber o estímulo, recomendamos que você anote por alguns dias o que estava acontecendo momentos antes do seu indesejado hábito acontecer.

Depois de saber o estímulo, iremos trabalhar com as submodalidades e fazer um aprendizado de um novo comportamento. Aprendemos pela velocidade e repetição, ou seja, de tanto fazer algo você fica bom em fazer aquilo. O padrão swish é isso, uma maneira rápida e eficaz para seu cérebro aprender algo.

Padrão swish em etápas:

  • Pense nos estímulos que antecedem o seu hábito ou reação indesejada.
  • Agora forme a imagem desses momentos que antecedem a reação, por exemplo: Se eu quero ter as unhas bonitas ao invés de roê-las, formo uma imagem do que vejo, ouço e sinto momentos antes de rôer as unhas.
  • Agora crie um filme dissociadamente, o que você preferia fazer no lugar de roer unhas.
  • Nesse filme imaginado, deixe ele no inicio e pausado como se fosse uma imagem estática, coloque um em cada lado da sua imaginação, ou seja, a imagem desejada coloque do lado esquerdo enquanto a imagem indesejada fica do lado direito.
  • Afaste a imagem desejada para trás, como se ela fosse pequena e turva.
  • Deixe a imagem indesejada grande e do lado direito
  • Agora troque velozmente a duas de lugar, a imagem desejada vem para frente expandindo seu tamanho, tomando cores fortes e a imagem indesejada irá para trás se tornando turva e pequena.
  • Faça isso 6 vezes, na última repetição, se associe no filme desejado e viva-o como se sua ação desejada estivesse acontecendo agora.

O que fizemos no padrão swish?

No padrão swish nós informamos ao cérebro as evidências sensoriais que ele irá ter para termos a ação desejada, depois criamos um filme com o planejamento de objetivos de maneira dissociada sobre o que nós queremos.
Lembramos da ação indesejada minutos antes e pausamos o filme, esses minutos antes devem conter os estímulos que antecedem a sua ação.
Depois trocamos as imagens, tornando a imagem indesejada menor e pequena enquanto fazemos a imagem desejada maior e bem nítida.
No final nos associamos a imagem desejada e vivemos a experiência desejada com o ACERTE.

Há várias maneiras de se fazer isso, pode se usar várias submodalidades, usamos algumas que são de nitidez, distância e velocidade, mas você poderia fazer o padrão swish com outras.

O importante é os estímulos para termos a ação, eles são em quais sentidos? Use-os para fazer o padrão swish, podemos faze-lo com ancoragens, ancorando o que queremos e ancorando em outro local o que não queremos, com isso, disparar ambas ancoras juntas.

O que mais você pode aprender com o padrão swish?

  • Substituir alimentos indesejados por outros mais produtivos
  • Substituir a falta de exercício por exercícios
  • Ler mais
  • Aprender idiomas
  • Aprender falar de uma maneira diferente
  • Aprender a andar de uma maneira diferente
Recomendamos você fazer uma lista sobre o que você deseja mudar em si mesmo e assim fazer o padrão swish.
O limite é a sua imaginação, bons swishs!

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial