Destruidor de fobias em pnl é uma técnica para remover qualquer sensação e sentimento da experiência. Independente dela ser produtiva ou destrutiva. Na técnica é usado: submodalidades, posições perceptivas e ancoragem.
Como surgiu o destruidor de fobias?
Richard Bandler e John Grinder começaram a comparar quem possuía traumas e fobias. Eles compararam as pessoas que tinham superado essas fobias ou traumas com as pessoas que ainda tinham problemas.
O que eles perceberam era que as pessoas que haviam superado seu problema, lembravam da experiência negativa como se fossem outra pessoa, elas enxergavam a si próprias no evento, como se fossem outra pessoa na rua vendo a situação ocorrer. Já as pessoas que ainda tinham fobias ou tráumas, reviviam a cena dos seus próprios olhos em 1° pessoa, ou seja, como se tudo estivesse ocorrendo novamente.
Veja quantas pessoas se perdem no alcoolismo ou no uso de outra droga por não conseguirem "esquecer" a experiência traumática? Elas começam usando essas substâncias nocivas ao organismo para "esquecerem" as experiências improdutivas.
Como destruir uma fobia ou trauma?
Você já percebe que para neutralizar os sentimentos de uma experiência, você só precisa pensar nela dissociado. O método tradicional para se remover uma fobia é:
- Peça a pessoa para imaginar que esta entrando em uma sala de cinema bem confortável.
- Peça para ela imaginar que começou a passar o filme do seu trauma, como ela estivesse se vendo momentos antes do problema. Quando o filme passado no cinema estiver perto do momento que o trauma aconteceu, pause o filme, saia do seu corpo, veja você sentado, veja o filme cujo você é o ator na tela e fique a uma distância de você sentado e da tela, de forma que você possa ver tanto a tela do cinema quanto você sentado.
- Você agora é o técnico do filme que fica controlando o mesmo, você removeu as cores do filme e agora ele é em preto e branco, agora aperte o botão adiantar e veja o filme todo correndo para frente bem rápido na 3° posição.
- Rebobine o filme rapidamente ainda, tudo em preto e branco
- No final, retorne em cada posição sua até você ser o espectador sentado novamente e abra o olho
É simples, o que fizemos foi pegar a experiência de um local tranquilo (cinema ou sala confortável de televisão) usando como ancora, e dissociando-se para ver a experiência, também usamos submodalidades, você sabe dizer quais foram elas e o motivo de usarmos elas?
0 comentários: