Ponte ao futuro consiste em uma técnica de PNL para verificar a sua ação ou reação perante um estímulo. Pode ser usada também com o planejamento de objetivos e prever o que esta 'programado' em sua mente. É você imaginar uma situação futura, dissociadamente ou associadamente, isso não tem importância, pois a ponte ao futuro é para ver como será a sua ação e reação.
A ponte ao futuro prevê o nosso comportamento, é uma ótima técnica para sabermos como estão as nossas representações. Ponte ao futuro consiste em imaginar algum evento, por exemplo:
Imagine o que você realmente irá fazer amanhã.
Imagine como será quando você encontrar aquela pessoa.
Imagine como será daqui a um ano quando você se sentar aonde está nesse momento.
Os resultados dessa imaginação é o que seu cérebro esta programado para fazer, com isso, podemos usar outrás técnicas para mudar essa reação e melhorar as suas possibilidades, como a ancoragem, posições perceptivas ou o gerador de novos comportamentos. É um meio de se testar se os procedimentos pós técnicas foram realizados com sucesso.
A ponte ao futuro é um meio de se obter feedback antes que o fato aconteça. Um exemplo prático e muito usado é: Se você for dar uma palestra, imagine-se dando a palestra, e então? Sua reação foi boa? Imagine-se dissociado e veja a você, e então? Seu comportamento pode melhorar? No que?
Como exemplo:
- Alguém que tenha fobias. Depois de realizar algum procedimento para neutralizar a fobia, a pessoa pode usar a ponte ao futuro com o estimulo causador da fobia e "ver" como será sua reação, se ela for diferente da fobia é um sinal que o procedimento surtiu o efeito desejado.
Momentos em que usamos ponte ao futuro
Usamos ponte ao futuro e o gerador de novos comportamentos em crises de ciúmes, imaginamos como seria se o nosso amado tivesse casos extra conjugais e como seria a nossa reação.
A ponte ao futuro é algo natural que já fazemos, se realizarmos com um objetivo em mente podemos aproveitar melhor a vida com as melhores habilidades naturais que fomos abençoados!
0 comentários: