quinta-feira, 28 de abril de 2016

Milton Erickson


Milton Erickson foi um terapeuta familia e de problemas comuns, ficou conhecido por lecionar e praticar a terapia com a Hipnose que posteriormente foi chamada de hipnose ericksoniana.

Milton erickson aos 18 anos descobriu que era portador de poliomielite tetraplégica e com isso viveu até seus últimos dias. A doença de Milton o atacou, e em suas crises o mesmo teve que ficar internado em casa apenas com os movimentos oculares, nesse tempo em seu livro "O homem de fevereiro", Milton diz ter aprendido muito sobre as pessoas, observava o dia inteiro as pessoas, sua mãe e irmãos, e a partir disso ele começou a compreender os padrões de linguagem e entonações, como as pessoas falavam e como as pessoas reagiam ao estimulo da voz. 
Nisso começou a fazer sugestões a sí próprio para recuperar seus movimentos, começou levemente a recuperar os movimentos dos dedos até ir expandindo-os.

Milton dizia ouvir sua família brincar do lado de fora de sua casa, e falava que era uma das coisas que ele mais queria, pois, o que realmente era horrível era não poder participar das coisas mais simples que alguém pode fazer.

Com isso, Milton seguiu sua vida, se especializou em pscanálise e com o que havia aprendido e observado fez em suas terapias.


  • Anedotas
  • Padrões de linguagem
  • Alteração de tom de voz
  • Uso de parônimas e homônimas
  • Uso de metáforas
  • Observação aos padrões comportamentais, gestos e fisiologia da pessoa (Pistas visuais ou calibragem).
Miltom fazia o uso continuo de metáforas com as pessoas, e era um ótimo observador, uma das pressuposições que podemos tirar dos estudos sobre Milton, é que:
Cada pessoa apresenta tem seus padrões, ou seja, o corpo repete com gestos, movimentos oculares, tom de voz e fisiologia quando esta passando pelos estados.
Ou seja, sempre que uma pessoa sente cíumes, ela irá passar por um estado cujo sera observado através das pistas visuais e calibragem, isso é único para cada individuo e não há como generalizar, cada indivíduo tem uma história pessoal única, com isso cada individúo tem seu próprio padrão em estados.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial