O método reimprint em PNL constitui das mesmas etapas da mudança de história pessoal, envolve posições perceptivas, submodalidades e ancoragem.
É importante que as técnicas estejam bem calibradas. O método reimprint é uma técnica muito poderosa, por isso seus procedimentos devem ser feitos com sabedoria e experiência.
O primeiro passo, é saber o seu objetivo, ou seja, para o que eu quero usá-lo? O que eu quero mudar? O método reimprint como muitas técnicas da pnl é usado para remover impedimentos da pessoa, ou seja, remover impedimentos comportamentais, crenças e capacidades que a impedem de alcançar seu objetivo.
Freud já usava o método reimprint em suas sessões de terapia. O processo cujo ele aplicava era semelhante ao reimprint.
O método reeprint
- Sabendo o que lhe impede (pode ser uma sensação, um hábito, alguma reação, você só precisa saber isso ao invés da causa) de alcançar o seu objetivo, ancore o mesmo estímulo (sensação, hábito ou imagem) em uma âncora cinestésica, ou seja, uma âncora cinestésica.
- Liste vários recursos emocionais que irão lhe ajudar nesse impedimento, ou seja, se é um impedimento que lhe deixa "sem forças", imagine o que você gostaria que fosse no lugar de "sem forças", como exemplo, se sentir empolgado, sentir graça, sentir felicidade..
- Faça uma pilha de ancoras para cada emoção escrita na etapa anterior
- Quebre o estado
- Lembre da experiência limitante e associe sua sensação em um local diferente das outras ancoras.
- Comece a navegar pela sua memória, imaginando que você tem uma bolha ao seu redor, essa bolha é uma proteção, preservando-o de qualquer reação negativa, navegue até o que poderia ser a causa, qual experiência causou essa reação indesejada, vá até a memória mais antiga a ser lembrada, muitas vezes, nós não conseguimos lembrar, para isso, continue tentando e aperte a ancora negativa. A sensação negativa e a sua ação de estar lembrando de um momento, irão impulsionar sua memória, fique concentrado até resgatar a memória "causa", pode demorar um tempo.
- Você saberá que alcançou a memória causa quando sua sensação estiver grande perante o que estiver passando em sua mente. É essa memória que desejamos usar.
- Quando alcançar a memória, acione a pilha de ancoras positivas criada anteriormente, veja tudo que aconteceu na experiência dissociadamente, quando terminar, vá até você mais novo e transfira para ele (você mais novo) as ótimas sensações de sua pilha de ancora, e o aconselhe, diga palavras seguras, que você viveu, esta bem, que você é do futuro e voltou para dizer a ele que tudo ficou bem, que ele deve usar esse presente (as sensações boas) para construir sua vida.
- Abrace você mesmo e diga adeus, tendo certeza que o "eu" mais novo esta tranquilo e seguro.
- Volte para a bolha, e retorne ao futuro passando por cada experiência posterior deixando aqueles bons sentimentos, observe seu ponto de vista com essas novas sensações.
- Volte até o momento presente, abra os olhos com as boas sensações
Fantástico essa técnica, né? O que fizemos foi apenas dar recursos para o seu "eu" mais novo, na verdade, o que realmente fizemos foi mudar as sensações e com isso, "pontos de vista" das suas memórias e com isso, mudamos suas referências.
Isso podemos fazer de maneira automática, usando nossas ancoras propositalmente, nosso planejamento de objetivos e várias maneiras que já aprendemos no blog.
0 comentários: