terça-feira, 7 de novembro de 2017

Planejar os objetivos é errado?


Planejar objetivos é errado?

Planejar objetivos é errado? Muitos coachs ou clientes aprendem o famoso planejador de objetivos, mas, provavelmente você coach ou seu cliente já passaram pela experiência de planejar um objetivo e não fazer ele ou então, fazer o mesmo e depois parar com as ações para aquele objetivo.
Por que isso acontece? Planejar objetivos é errado? 

Por que planejar objetivos é errado?

Entenda, o que dita o caminho é a experiência e não a tese. O que dita se algo funciona ou não é a experiência e não o planejamento certo. Logo, planejar objetivos demais costuma ser um erro que pode estar te frustrando. Se você deseja algo, já se passou um tempo e você não percebeu nenhum feedback sobre isso, o problema pode estar exatamente ai! Planejamento demais!

Como assim? Planejar demais é errado?

Sim! Se você já é um coach experiente sabe do que eu estou falando. Você já deve ter tido clientes cujo ensinar o planejador de objetivos ou o ACERTE não funcionaram. Por que isso acontece?
Simples, por que você está pulando um passo essencial e crítico, eu diria que é o passo mais importante a se fazer.

Faça a mudança primeiro

Para se fazer a mudança, o primeiro passo é largar, abandonar na cabeça do seu cliente a(s) experiência(s) que ele sempre reafirma em sua mente para manter o seu comportamento, e devido a essas experiências ele releva o feedback do mundo que comprovam o contrário, essas experiências também reafirmam crenças improdutivas. A pessoa simplesmente não percebe a mudança, ela acredita que o resultado sempre será ineficaz e por isso não adianta tentar.

Por que a mudança é mais importante?

Por que quando a pessoa quer algo, independente dela planejar conscientemente, ela irá em direção a isso, lembre de você, tudo aquilo que você mais deseja, independente de se fazer um objetivo consciente, você consegue! Logo, a parte emocional tem mais força e poder no alcançar um objetivo do que o estabelecimento específico dele.


Vou dar um exemplo real. Recentemente atendi um cliente cujo tinha várias ideias boas, mas ele nunca as terminava, e isso desanimava o mesmo, o cliente me falava que já havia lido vários livros sobre objetivos, ido a igrejas, praticado espiritismo e até ido a "pais de santos", mas ele não conseguia terminar o que queria.
Primeiramente, perceba algo muito importante nesse relato, usando o metamodelo perceba que o cliente faz continuamente uma busca, independente do tempo e esforço, cujo o mesmo diz estar em falta para outro fim, ou seja, ele tem um objetivo, que é descobrir métodos para se planejar objetivos, porém ele é inconsciente a essa meta, por isso faz diversas tentativas.

Foi uma sessão breve com um resultado eficaz, a questão é saber o que fazer.

Logo, é mais importante ter o objetivo concreto na sua mente "inconsciente" do que ficar planejando e replanejando os mesmos.

Passos para realmente alcançar objetivos não alcançados

  • Você pode comparar as submodalidades cinestésicas, visuais e auditivas de um objetivo que você sabe que irá alcançar, algo que você tem muita vontade e faz sem precisar planejar. Exemplo: Um diabético pode comer doces sem precisar planejar isso
  • Crie uma âncora com o objetivo atual (impedimento) e um objetivo bem forte (realizado) e dispare as duas
  • Use o metamodelo como eu usei no exemplo acima.

Depois de tudo, crie uma âncora atrativa em todos sistemas para o objetivo da pessoa. O objetivo deve ser generalizado nessa fase, pois é algo a longo prazo que irá se tornar um valor na pessoa e um critério de escolha. 

Outras técnicas podem ser a mudança de história pessoal, ou alinhamento de valores, mas não fique preso nas técnicas, se você comparar as pessoas que fizeram algo com as que ainda não fizeram, você irá descobrir utilidades mais fáceis.

Quando uma pessoa possui um objetivo, no caso, um desejo atrativo para aquilo, a própria pessoa irá se auto organizar para conseguir ele, veja isso em você, em seus filhos, amigos ou qualquer pessoa. Sempre iremos fazer aquilo que queremos, cabe a nós descobrirmos ou mudarmos o que queremos que tudo irá se alcançar. 


0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial