Grande parte dos Brasileiros imaginam a vida dos "gringos", ainda mais em tempo de olimpíadas no Brasil, depois de vermos os notíciarios nos informarem que os "gringos" se queixaram dos hotéis do Brasil pela má qualidade, podemos pensar então: o que é qualidade para eles? Mas, com essa pergunta em mente, resolvi pesquisar e descobri muitas áreas que são omitidas para os Brasileiros e que para eles são áreas comuns.
Veja a seguir:
Diferença sociais
Como eu tenho o inglês fluente, em minha cidade e a região que eu moro, esta lotada de "gringos", logo fui conversar com um da alemanha qual era o ponto chave que ele percebia entre o Brasil e sua terra natal, o mesmo respondeu que aqui nós somos muito felizes em nossa maneira de agir, gritamos muito em extase e fazemos amizades muito facilmente, mas que ele não vê muitos idosos saindo na rua ou indo a lugares a noite, e que em sua terra natal isso é comum, outra coisa que ele disse é que as ruas são muito feias, que são simetricas e isso o faz achar muita graça de nossas ruas.
Diferenças educacionais
Conversando com o mesmo alemão, contei para ele como funciona e o que nossas crianças e adolescentes fazem para se formar na escola e entrarem em uma faculdade. O mesmo ficou surpreso pela maneira que eu disse, parece que na alemanha, as crianças possuem todas áreas de aprendizagem no ensino primário, desde teatro, artes, música, cantar, matematica, biologia, educação fisica etc, diz ele que la eles possuem "campeonatos" físicos e das outras áreas durante o ano, e que o estudo acaba virando um treinamento para essas competições (Epa, mas perai, quantas medalhas a alemanha ganhou?). O ponto em sí, depois de muita conversa e algumas traduções ao pé da letra, o que percebi é que aqui no Brasil, nossa escola deixa a desejar e não é o fato do salário ser baixo que os professores são ruins, e sim, os próprios professores deixam a desejar, aqui não se tem práticas do que é "injetado" na sua cabeça, apenas o quadro negro e leitura, nenhuma vivência existe, um ciêntista vivencia sua descoberta e aprende a mesma pela vivência do fenomeno, mas, querem te ensinar o mesmo sem lhe passarem a vivência, querem lhe ensinar apenas com folhas de caderno, desprezando os sentidos humanos e a quebra de estado. Você nada aprende, apenas memoriza as coisas inulteis para passar de ano, e nem mesmo aprende como aprender.
Diferenças econômicas
Na alemanha não existe CLT de 8 horas diária pelo o que eu entendi, eles trabalham pouco em relação ao Brasil CLT, mas, gostam de trabalhar, e mesmo quando tiram "férias", arrumam algum emprego ou trabalho para desenvolver suas habilidades, o mesmo me contou de sua sobrinha que tem 16 anos, cujo em suas férias da escola, decidiu ir trabalhar em um hotel para aguçar suas habilidades linguísticas e oratórias. Logo eles trabalham mais que o Brasileiro, mas, ganham mais também. O que me deixou impressionado, é que o entrevistado disse que ele não estava trabalhando, tirou apenas um tempo para relaxar, coisa que no Brasil é impossivel, pois, você perde um emprego e já tem que correr para procurar outro, aqui as coisas são na corda bamba.
Qual é a causa das diferenças econômicas?
Bom, de todas pesquisas feitas, cheguei as seguintes causas:
- Os Brasileiros carecem de uma boa escola, enquanto uns gritam e brigam por igualdade de gênero, as funções base (alimentação, aprender a cozinhar, aprender a ganhar dinheiro, aprender possibilidades , aprender a constituição, aprender outra lingua ao invés de ortográfica, aprender a como aprender) são negadas e todos continuam de certa forma ignorantes.
- Os Brasileiros pagam impostos exagerados, na aleamnha apesar dos impostos serem altos também, eles possuem o retorno deles, uma mãe recente e um pai recente podem tirar até 6 meses de licensa com ajuda do governo para vivenciar melhor o seu filho. No Brasil, os impostos impedem isso, pois, um empresário precisa ter dinheiro para pagar a sua saída da empresa, precisa ter dinheiro para pagar o imposto CLT, e precisa ter para pagar os impostos do rendimento total de sua empresa, é mole? Por isso, quando for criticar empresários, pense novamente a quem você critica. Também o fato de que os impostos são em cascata, na próxima vez que tiver um cupom fiscal, leia no final dele a quantidade de impostos pagos (Fica no final do cupom).
- Os Brasileiros são ignorantes politicamente, isso se dá pelo fato de não podermos saber das decisões do senado, da câmara dos deputados, decretos presidênciais e estaduais, as notícias sobre elas só podem ser publicadas 3 dias depois do ato, logo, por nosso ensino ser extramamente ineficaz, nos tornamos parte do problema, mesmo querendo mudar o mesmo, hoje em dia é normal você ver alguém se formar em alguma faculdade e não ter algum trabalho, e mesmo se tiver, não ter estabilidade financeira.
- O Brasileiro é referem do seu estado, na alemanha, o estado fica em constante vigilância, porém, com o intuito de dar segurança, aqui é o contrário, nós temos medo do estado e o odiamos (com razão), a única solução que eu vejo, é que nós fiquemos informados e estimulem e faça nossos filhos serem melhor, para que no futuro os filhos deles possam mudar o país atual.
Não é apenas esse alemão, pesquisando no google, vemos que os alemães tem essa proatividade, até em livros vemos isso.
A "entrevista" foi feita com Richard Shneider ("Xinaider era o que eu ouvi").
0 comentários: