quinta-feira, 21 de abril de 2016

Posições perceptivas

Posições perceptivas

Posições perceptivas em PNL é você ver uma experiência vivenciada ou imaginada como se você fosse outra pessoa te olhando, outra pessoa olhando você e as outras pessoas, ou como se você estivesse olhando um quadro amplo, aonde você vê tudo e a todos sobre aquela ocasião.

As posições perceptivas são submodalidades algumas visuais, que causam sinestesia, ou seja, mexendo nela, se altera outros sentidos que representam a experiência.

Em PNL existem 4 posições perceptivas:

  • 1° Posição, nomeada como "associado", você imagina ou lembra da experiência como se vivesse ela no agora, tudo com os seus olhos, ouvidos, sente o que você estaria sentindo, ouvindo, cheirando, é você lembrando da experiência como ela ocorreu. Quando alguém fala demonstrando vários tons, emoções, e relatando a experiencias com verbos na 1° pessoa, provavelmente ela esta lembrando de algo associadamente, são nesses momentos que devemos ancorar nossos amigos, clientes e cônjugues.
  • 2° Posição, nomeada como "dissociada", você imagina ou lembra da experiência como se fosse outra pessoa, como se você estivesse se observando, essa posição você apenas enxerga as ações que o seu eu faz, você não possui seus pensamentos, não sente as emoções que sentiria naquela experiência, não tem valores ou crenças, pressuposições, pois, você "é outra pessoa", então os seus pensamentos não podem ser iguais de outra pessoa. Ela é usada para você ter um feedback, ou seja, avaliar como agiu na experiência ou também podemos usá-la para "remover" sentimentos da lembrança. Você percebe que outra pessoa esta nessa posição quando fala na 2° pessoa, não demonstra emoções, e fala sobre como outras pessoas enxergam, falam, sentem sobre a situação, nunca sobre seu ponto de vista. Quando estamos com aquela pessoa chata e não podemos sair, é interessante usar a 2° posição.
  • 3° Posição, nomeada como dissociada dupla, você imagina como se fosse uma 3° pessoa, ou seja, 2 vezes dissociado, mas nessa posição você é um "fantasma", pois você é alguém de fora do contexto, da situação problemática, um exemplo bom seria que você imagina-se que você é um pedestre passando por você a uma distância, isso é útil em ter um feedback sobre reuniões ou apresentações, para observar a sua conversa com outra pessoa e pressupor a reação e ação da outra pessoa.
  • 4° Posição, você vivencia como se fosse Deus vendo o contexto inteiro, ou seja, você vê a situação toda, mas apenas no que é importante. Vê as coisas de cima, vê o quadro total, ou seja, vê todas as "causas" motivações de todos e impedimentos. Você pode saber que uma pessoa esta nessa posição quando se fala "globalmente", "missão maior".
Como usar as posições? Simples, dentro do seu objetivo, veja qual das posições é interessante para sua experiência e as use. Para eliminar sentimentos ruins a 2° posição é algo bom para se usar, agora para lembrar sentimentos bons, use a 1° posição. 
Você pode passar por cada posição e depois voltar a 1° posição, isso irá lhe mostrar uma nova forma de perceber a situação do exercício.

Todas posições podem ser usadas ao vivo, isso requer treinamento, assim como usar elas apenas com lembranças, as vezes alguém irá dizer que não consegue vivenciar dissociado ou associado na experiência que ele quer, mas se você conversar com a pessoa normalmente, você perceberá que ela consegue fazer isso.

Até os cegos podem fazer isso, um cego pode imaginar ele falando consigo e ouvindo a sua voz, sentindo sua boca e suas cordas vocais (1° posição), pode imaginar que é outra pessoa ouvindo-o e julgando internamente (2° pessoa), pode fingir que é uma terceira pessoa sem estar no contexto e que ouve ambas pessoas falando sobre algo. Se pode usar qualquer sentido para isso, mas lembre, assim como os sentidos são diferentes, as percepções também serão, logo, o sentido visual e o auditivo são os que tem mais uso perante isso.
Usar sua cabeça é mais fácil do que se julga, então seja feliz e use-a!

Você pode também usar as posições com pressuposições úteis e várias intenções, você pode perceber como uma mudança de atitude é util no nosso cotidiano.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial