O que lhe impede de ter/ganhar dinheiro?
Vocês já pensaram nisso? O problema é que na maioria das vezes, nem mesmo percebemos o que é que esta impedindo e com isso a resposta é um "Não sei". Se você não sabe, como sabe que algo esta lhe impedindo? Com isso você poderia descobrir o processo... Mas, o que podemos fazer são outras perguntas que nos dariam respostas mais fáceis e rápidas, como por exemplo:Quando você não teve dinheiro? Quando você começou um negócio e parou ele?Com a resposta, você segmenta mais ainda a pergunta, o que aconteceu especificamente durante o trajeto até você desistir?
Vou dar um exemplo, uma cozinheira de mão cheia, que fazia bolos incríveis veio até mim, queixando-se que seus negócios nunca rendiam, apesar de ser muito boa em cozinhar bolos e outras guloseimas, dizia ela que não entendia, pois, no final do mês, o dinheiro simplesmente não aparecia, logo, ela se sentia com "o mundo" nas costas, e assim, acabava desanimando-se e desistindo.
Algo estava errado, a história estava muito incompleta e distorcida, pois, as causas não estavam especificadas, logo, ao invés de metamodelar, comecei a conversar com ela para ela me contar associadamente sobre seus dias aonde trabalha.
Ela me disse que aonde ela trabalhava, era em uma casa aonde vários parentes iam, e os filhos desses parentes, sempre pegavam os bolos, tortas e algo que ela fazia, logo, como eram crianças e ela não via crianças como algum problema, deixava eles pegarem e a mesma não percebia que isso acabava com o seu lucro.
Crenças inconscientes
Quando falamos de crenças inconscientes, não dizemos que ela esta em uma parte do cérebro inacessivel, apenas dizemos que virou um mapa automático, ou seja, cordenadas já feitas e repetidas para você seguir, logo, quase nunca paramos para reparar nela, pois, elas são o chão que andamos por cima procurando o que esta errado no caminho.Logo, descobri que essa mulher também tinha crenças relacionadas a causa e efeito com sua religião, para ela, seguir sua religião era o mais maravilhoso, e sua religião punia os ricos, logo, se ela fosse rica, ela seria punida, algo que ela não queria, porém, ela nunca parou para pensar nisso.
A questão era que ela, não se permitia dizer não para crianças, logo, eu apenas tinha que fazer ela mudar sua representação para se permitir dizer não e agir com isso.
O principal foi mudar sua percepção sobre os seus sobrinhos pegarem seus produtos, antes ela achava um absurdo negar algo a uma criança, hoje, com a nova crença, ela entende que, ela não pode oferecer algo, se ela não tem como bancar, eu simplesmente troquei a crença "Não se pode negar algo a uma criança", para, "Você deve ganhar muito para poder dar algo a alguém" - Com todas as representações necessárias para que ela compreende-se essa crença para ela.
Foi um trabalho rápido, e hoje, ele tem demonstrado resultados bem interessantes.
Desejo que com o exemplo dessa história, vocês resolvam essas permissões com vocês.
Em poucos dias colocarei o melhor exercício para crenças, fiquem ligados!
0 comentários: