terça-feira, 3 de maio de 2016

Metaprogramas


Metaprogramas são intenções finais para nossos comportamentos, ou seja, são objetivos finais para nos comportamos de certa maneira. Os primeiros metaprogramas que conhecemos são os de prazer e dor, vamos em direção ao que sentimos prazer (alegria, felicidade, graça, charme, amor) e nos afastamos da dor (amargura, ressentimento, raiva, ódio), por isso nós gostamos de quem nos faz rir e preferimos distância de quem nos faz chorar.

Quais metaprogramas existem

Existem vários, pois, lembre-se, eles são a intenção final de um comportamento. Citarei alguns:

Dor e Prazer

Nos aproximamos do prazer e nos afastamos da dor, fale de um local que é ótimo e o outro é horrivel, iremos dar preferência ao ótimo.

Associado e dissociado

Associado é passar por uma experiência como se estivesse acontecendo com você, dissociado é relata-la como outra pessoa.

Extrovertido e introvertido

Pessoas extrovertidas costumam prestar atenção nos seus sentidos de fora, ou seja, elas vêem o que acontecem, ouvem os sons do ambiente, sua atenção é para os outros e o ambiente. Pessoas introvertidas fazem as coisas se sentirem-se capazes, boas, animadas para fazerem ou seja, sua atenção é para sí ao invés de para os outros.

Proativo e reativo

Proativo é o metaprograma cujo permite que a pessoa tome atitudes antes do estimulo acontecer, no caso ela é o estimulo. Reativo são pessoas que esperam algo acontecer para logo em seguida tomarem a ação.

Geral e específico

Geral é quando uma pessoa precisa saber o quadro geral, ou então apenas os resultados mais amplos de algo, por exemplo. Específico sempre busca detalhes e entender questões a fundo.

Esses foram alguns metaprogramas, ou seja, são as intenções finais dos comportamentos das pessoas, ninguém é de maneira determinada, usamos todos eles, porém, em certos casos usamos mais alguns do que outros.

Como mudar metaprogramas?

Para mudar metaprogramas se pode usar a ancoragem, chocolate godiva e o padrão swish. Em todas técnicas da PNL mudamos os metaprogramas, pois, eles que fazem agirmos da maneira que estamos agindo. Certas vezes podemos deixar de fazer algo por medo e outras por que nos da muito prazer, e com as técnicas da pnl, nós aprendemos a mudar isso.



0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial